ATENDIMENTO EM GRUPO PARA EMAGRECER

ACUPUNTURA - CONSCIÊNCIA CORPORAL - NUTRIÇÃO - PSICOLOGIA

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Faça o Teste e Emagreça Conosco

Por Angela Gonçalves - Nutricionista

A busca de um corpo perfeito e de uma comida gostosa ocupa boa parte de todas as propostas de mídia, seja ela na TV, Rádio, Revistas e Internet.
Há por todo lado apelos sobre como emagrecer rápido e ficar com o corpinho da Top Giselle ou apelos intermináveis sobre comidas diversas, principalmente as mais saborosas de preparo rápido.
Será que é possível manter ou adquirir um corpo bonito e acima de tudo saudável com este tipo de alimentação?
Como nutricionista acredito que a melhor forma de sobreviver a todo este arsenal de informações diversas e confusas é o conhecimento.
Faça as seguintes perguntas a você mesmo (O que devo comer diariamente? Quanto devo comer? Quando devo comer? Como devo comer? Por que devo comer?)
Após responder estas questões, observe que boa parte de alimentos que aparecem na mídia e em nossa alimentação diária seriam descartados automaticamente. Isso não significa que eu nunca mais comeria aquele “Bolo de Chocolate” e sim que no meu critério de “Quando” este alimento poderá ser consumido esporadicamente e no meu critério de “Quanto” seria uma porção moderada, pois este alimento é rico em gordura saturada e açúcar simples, nutrientes que devem ser consumidos moderadamente.
Observe também que alimentos importantes para a manutenção de um corpo bonito e saudável como as frutas, verduras e legumes estão cada vez mais longe do nosso prato. Estes amigos da saúde e do coração são essenciais não só para emagrecer e manter-se magro como para obtenção de uma beleza estética corporal, pois são as principais fontes de fibras, vitaminas e sais minerais responsáveis pela eliminação dos radicais livres que causam diversos transtornos em todo o corpo principalmente o envelhecimento precoce.
Se você não come com freqüência um alimento de qualidade nutricional por não gostar ou não ter o hábito de fazer isso eu recomendo que faça um planejamento da seguinte forma:
• Faça uma lista de alimentos que você gosta, sabe que é saudável e já faz tempo que não come. Em seguida incorpore-os na sua alimentação diária.
Por exemplo, você colocou nesta lista Laranja, Tomate, Queijo Branco e Feijão. A partir da próxima ida ao supermercado, restaurante, você colocará pelo menos um destes alimentos nas refeições que o cabem (Laranja – lanche da manhã; Tomate e Feijão – Almoço e Jantar; Queijo Branco – Café da manhã ou Lanche da Tarde)
Na segunda etapa do processo você fará uma lista de alimentos que nunca comeu e sabe que é saudável e a cada semana vai incorporando um novo a sua refeição, lembrando que o mesmo alimento pode ser preparado de diversas formas, então antes de dizer “não gosto” EXPERIMENTE várias receitas, assim você chega a um sabor que lhe agrade.
Após algum tempo você estará se alimentando bem melhor e automaticamente dando mais qualidade nutricional ao seu corpo, assim as questões nutricionais são supridas e será necessário fazer um programa de exercícios para melhorar a resistência muscular e cardiorrespiratória. Para isso aconselho procurar um profissional de educação física, pois ele está habilitado para avaliar em qual grau este corpo está e iniciar o programa com base neste estágio.
Caso você ainda não tenha tempo para praticar atividade física prefira escadas ao elevador, desça um ponto antes e vá andando, compre uma bicicleta e utilize no lugar do carro para lugares mais próximos. Saia do Sedentarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário